RN receberá US$ 45 mi do BID


Governadora entregou cópia do projeto "Sustentável"
a diretores do BID

Até o primeiro semestre de 2012, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deverá liberar US$ 45 milhões para saneamento básico e infraestrutura turística. O anúncio da aprovação do empréstimo foi feito ontem, em Washington, à governadora Rosalba Ciarlini, pelo diretor do BID, José Jorge Seligmann. 

De acordo com a assesoria do governo, o Rio Grande do Norte também deverá ser beneficiado com outros empréstimos por meio de parceria do BID com o Banco do Nordeste do Brasil."Estamos dialogando com o BNB e a determinação da presidenta Dilma Rousseff é para priorizar o Nordeste", disse Jorge Seligmann. 

Durante a audiência na manhã de ontem, em Washington, Rosalba disse aos diretores do BID que "o RN também quer apoio à infraestrutura rodoviária e desenvolvimento social para promover modernização na educação, saúde e segurança publica. E para isso, espera contar com parceria do Banco Interamericano".

Acompanhada do secretario de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, e do conselheiro do setor de instituições financeiras institucionais da Embaixada brasileira nos EUA, Ricardo Monteiro, a governadora foi recebida pelo vice-presidente do BID, Roberto Vellutini, que assegurou assessoramento técnico na elaboração de projetos nas áreas apresentadas como prioritárias para o governo. O vice-presidente do BID visitará o Rio Grande do Norte até o fim do ano. Ao chegar à capital americana, a governadora foi recebida pelos conselheiros para o Brasil, Carlos Lampert Costa e Joao Guilherme Machado.

Sinal Verde 

Na audiência com os diretores do BID, a governadora comunicou a aprovação, pela Assembleia Legislativa, do pedido de empréstimo de U$ 540 milhões junto ao BIRD (Banco Mundial). O diretor executivo do banco para o Brasil, Rogério Studart, recebeu da governadora cópia do projeto "Sustentável", que será desenvolvido com o dinheiro do empréstimo. 

Para o Wilson Frota, representante do Brasil no Banco Mundial, a Assembleia Legislativa do RN deu sinal verde para o projeto seguir. "É o primeiro passo para fortalecer a parceria entre o RN e o Banco Mundial", disse Frota.

Ao final do encontro com a diretoria do BIRD, Rosalba disse que voltava ao Estado "mais otimista". Segundo a governadora, dar essa noticia pessoalmente "foi positivo porque pudemos ver de perto a reação de dirigentes do Banco Mundial e saber que a instituição tem interesse em liberar os recursos o mais rápido possível".


Fonte: Diário de Natal