No Rio Grande do Norte poderá ter novos abalos sismicos


João Câmara ameaçada de novos tremores.
A cidade de João Câmara no RN está ameaçada de novos tremores de terra, é o que declarou o professor Joaquim Mendes da UFRN, em reunião na Câmara de Vereadores promovida pela Prefeitura municipal e a Defesa Civil do Estado. O objetivo é preparar um plano de Contingenciamento para fazer frente a um possível abalo sísmico de magnitude maior que 4.0 na escala Richter, que pode provocar movimento na terra semelhante ao que ocorreu na década de 80. Segundo o Coordenador da Defesa Civil do RN, Coronel Acioly “em um desastre sobrevivem não os mais fortes, mas os mais preparados” e preciso estar preparado para o imprevisto. Em 30 de novembro próximo terão decorrido 25 anos do maior evento sísmico (mb=5.1) registrado em João Câmara-RN, O evento ocorreu por volta das 3h20 na madrugada do dia 30/11/1986, provocou rachaduras em casas, queda de paredes, gerando um verdadeiro clima de pânico na população, sendo também sentido pela população de Natal.
A Vigilância Sanitária da III Regional de Saúde do Estado participou da reunião e já propôs a SMS do Município preparar a equipe da Vigilância municipal para intervir na prevenção do risco que as calamidades oferecem no período pós-desastre principalmente quando as pessoas são alojadas em abrigos ou barracas.
No dia 30 de novembro haverá uma audiência publica para apresentar o plano de contingência que o município esta elaborando com a assessoria da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar.