22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE








No dia 22 de agosto comemoramos o dia internacional do folclore. Mais o que é precisamente folclore? O sentido da palavra se confunde com o de cultura. Podemos dizer que o folclore está dentro da cultura sendo um conjunto de crenças, mitos, lendas, contos, provérbios, danças, artesanatos, jogos, brincadeiras infantis, religiosidade e outras atividades culturais que nasceram de um determinado povo. É costume dizermos “
isso é folclore quando escutamos uma história interessante que possui em seu conteúdo personagens inanimado, ou seja, seres estranhos. 




QUADRILHA MATUTINA POTIGUAR 


O termo em si nasceu sob a forma de um neologismo na Inglaterra na segunda metade do século XIX através do arqueólogo William John Thoms. O certo é que juntou-se as duas palavras Folk – povo e lore- saberSegundo a UNESCO para que um fato seja considerado folclore precisa-se existir quatro especificidades. São elas: TRADICIONALIDADE, DINAMICIDADE, FUNCIONALIDADE e ACEITAÇÃO COLETIVA.


No Brasil o folclore é muito rico e diversificado, cada região tem suas lendas, contos e crendices. Podemos citar aqui como exemplo de lendas folclóricas: o saci - pereê, a mula – sem – cabeça, curupira, boi ta tá, corpo – seco, lobisomem, pisadeira, florzinha e etc. Além do mais temos as parlendas, trava línguas e as danças folclóricas como o bumba meu boi, ou boi de reis, o fandango, maracatu, frevo, baião e outros.







O estado do Rio Grande do Norte tem o orgulho de ser a terra do maior folclorista do país, senão um dos maiores do mundo. Estamos falando do inesquecível Luís da Câmara Cascudo. Sua obra é conhecida nos quatro cantos do planeta.


O município de Santo Antonio também se orgulha de ter o folclore em suas raízes. A própria origem do nome da cidade se remonta a uma lenda folclórica. “A LENDADO SALTO DA ONÇA”. No nosso acervo patrimonial, cultural e folclórico temos cantadores de viola, rabequeiros, cordelistas, mamulengos, poetas, grafiteiros, danças, artesãos, quadrilhas juninas e artistas que encantam e falam da história santoantoniense.







PANELAS DE BARRO DE REDENÇAO 





POETA JOÃO GOMES SOBRINHO: XEXÉU DE LAGES 







SERRA DA MICAELA: A LENDA DA ÍNDIA