Governadora firma parceria com Instituto Ayrton Senna para melhorar Ideb



A governadora Rosalba Ciarlini e a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, acertaram parceria para melhorar o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Rio Grande do Norte. Rosalba quer repetir a experiência que teve quando era prefeita de Mossoró e conseguiu mudar o quadro nas escolas municipais, através do programa de correção de fluxo Acelera Brasil.

O convênio entre o governo e o Instituto Ayrton Senna (IAS) terá como foco primeiro o ensino médio e as séries finais do ensino fundamental por serem estes níveis de ensino competência maiores do Estado. Mas a preocupação da Governadora é com a Educacao Básica como um todo, razão pela qual anunciou que quer trabalhar com os municípios.

"Que bárbaro! Fabulosa essa visão de articular o projeto de educação do Estado com o projeto dos municípios", exaltou Viviane, dizendo que o grande desafio para melhorar o Ideb é a interlocução entre Estados e municípios. "O aluno transita no Estado", ressalta, acrescentando que não deveria haver distinção entre as redes estadual e municipal. "Não se consegue modificar os indicadores educacionais se não houver cooperação entre Estados e municípios", reafirma Viviane.

"O Governo vai levar essa parceria com o Ayrton Senna para todos os municípios que desejarem participar conosco dessa ação articulada", assegurou a Governadora. "É importante acelerar a qualidade da educação desde o ensino fundamental para que os alunos façam a travessia para o ensino médio e, em seguida, para a universidade devidamente preparados", explicou Rosalba. Viviane Senna informou que há financiamento do governo federal para apoiar programas para os municípios com baixo desempenho no IDEB e que o MEC já vem apoiando financeiramente essa iniciativa, por meio do IAS.

A secretária estadual de Educacão, Betânia Ramalho, que acompanhou a Governadora na audiência em São Paulo, afirmou que o Governo já está articulando com as prefeituras para desenharem, conjuntamente, um consórcio para o projeto de gestão compartilhada. O tema da articulação Estado e Municípios será abordado em evento promovido pelo MEC, na próxima semana, em Terezina-PI. Recentemente, a Secretaria Betânia reuniu-se com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Instituto Kennedy, do Conselho Estadual de Educacão e técnicos da SEEC para expor as idéias iniciais. Na ocasião informou que a Governadora autorizou a criação, na nova estrutura da SEEC, da Coordenação de Articulação com os municípios como um passo concreto para esse projeto.

Fonte: Assecom/RN