"E sou de Paulo, eu sou de Apolo"

Quero dizer com isto que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. (I Cor. 1: 12) Ref. (I Cor. 3: 4)



A igreja de Coríntios era uma igreja carnal na qual o Apostolo Paulo, ele faz exortação a uma congregação cheia de problemas. Onde as duas cartas na qual retrata ensinamentos para a igreja quanto à ordem eclesiástica/espiritual/carnal.

 Pois dizendo um: Eu sou de Paulo, e outro: Eu de Apolo, não sois carnais? (I Cor. 3: 4)


Quando vejo, ou ouço essa expressão “Eu sou do Pastor Fulano de Tal”, ou “Eu sou da igreja Beltrano”, realmente pergunto-me: será que essas pessoas não estão idolatrando o homem ou a placa da igreja? Ainda sim, se o apostolo Paulo tivesse nos dias atuais ele diria a mesma coisa: Ainda sois carnais. Pois havendo entre vós inveja e contendas, não sois carnais, e não andais segundo os homens? (I Cor. 3: 3)

É bem verdade que o ser humano procura uma identidade a quem possa se espelhar. Geralmente ele procura o líder de sua congregação “o homem de Deus”, ou seja, um Pastor, um Presbítero, um Bispo ou um “Apostolo”. E o pior de tudo é a idolatria ao homem de Deus, pois muitos cultuam a Deus quando estes estão presentes nos templos, caso não estejam estes nem colocam seus lindos pés fora de suas casas. São muitos que nos dias atuais são assim... Estes por vez não suportam quando um dos tais comete algum deslize/profanação/escândalos. E muitos param a sua caminhada por não estarem com seus alicerces na palavra de Deus e sim nos homens que habitam em casas de lodo (Jó 4: 19). Tais não sabem que é necessário vim os escândalos!

E vós de quem sois?